Designer Criativo, Brand Designer, Analista de mídias sociais e instrutor de ensino, meu trabalho tem foco na qualidade acima de tudo!

Cuidado com tendências

Tendências vem e vão. É assim desde sempre. O design glossy de alguns anos atrás já foi substituído pelo minimalismo e esse também já está perdendo força. Mas quando se deve seguir e quando deve se tomar cuidado com tendências?
Tendências servem para mostrar-se atualizado dentro do mercado, mas saber quando seguir é vital para que, quando uma novidade chegar sua empresa não pareça estar parada no mercado.

Vamos levar interfaces como exemplo; interfaces precisam estar atualizadas sempre. Se sistemas operacionais mudam a cada ano e novos aparelhos (como smartphones e tablets) surgem frequentemente, é necessário que sua interface siga o mesmo. Toda vez que muda a interface do Facebook, os usuários reclamam; mas é uma mudança necessária para que a experiência de acesso seja similar tanto no desktop quanto no aparelho móvel. E os outros aplicativos que dependem do Facebook? Eles também precisam mudar para que o usuário não fique confuso com a comunicação visual muito diferente.
A interface de um aplicativo não pode se manter a mesma por anos seguidos sem parecer datado e antiquado quando a tendência já está em desuso.
Interfaces devem seguir as tendências até certo ponto, claro. De nada adianta você querer copiar a interface do Facebook no seu blog sobre carros – a solução do problema de uma pessoa pode não ser a mesma solução do seu problema. O importante das tendências é saber seguir até certo ponto para que o usuário olhe e possa dizer “eu sei como usar isto. É similar a outros aplicativos, então deve ser que isto aqui é um botão, isso é um link, essa é uma imagem normal…”
Quando isso for possível, teremos que nos atualizar, não? (via Shutterstock)
Quando isso for possível, teremos que nos atualizar, não? (via Shutterstock)
Além disto, é importante não copiar descaradamente. Você deve ter seu estilo único, ou irá perder espaço no mercado por ser “mais um do mesmo”.

Quando evitar as tendências?

Interface é uma coisa, mas e quando o assunto é logo?
Um logo precisa perdurar uma vida inteira com o mínimo de alterações possíveis para preservar o branding da marca. E, ao seguir uma tendência, você pode fazer com que o seu logo pareça “antiquado” em pouco tempo.
A dica aqui é não aplicar conceitos novos ou que podem ser facilmente substituídos, mas se apegar ao básico que é atemporal sempre incluindo seu próprio estilo.
Quando o seu projeto precisa durar mais de 10 anos sem alterações e sem parecer que foi criado a 10 anos atrás, esqueça as tendências. Para estes casos, se você procura inspiração vá a um museu; existe um motivo pelos quais estes trabalhos estão em exposição num museu.
fonte: design.blog.br