Um designer de logotipos precisa saber que não importa quantos logotipos incríveis já criou; ele ainda é um ser humano e isso significa que pelo menos uma vez na vida, ele/ela deve ter cometido um erro. Essa lista de 5 erros comuns pode te ajudar a evitar eles no futuro.
A grande maioria dos erros podem ser corrigidos. Mas como é possível “corrigir” um logotipo errado? Infelizmente existem alguns campos de atividade onde os erros são impossíveis de corrigir e acredite ou não, projeto de logotipo é um deles.
Um logotipo é parte de uma estratégia de branding, o que significa que as pessoas vão fazer um julgamento simples: um mal logotipo representa uma entidade má! Em conclusão, um logotipo mal projetado é uma “boa solução” para ir à falência.
“Se eu não tivesse contratado meu sobrinho, não estaria nessa” (Depressed businessman – by shutterstock)
Por outro lado, designers de logo são colocados sob pressão, o que poderia ser traduzido como “o melhor contexto para cometer erros“. É um círculo vicioso e sangue frio é necessário, no caso de você querer escapar dele. Geralmente, os menos experientes cometem a maioria dos erros, mas não é impossível para o mais experientes designer criar logotipos pobres. Nestas circunstâncias, é lógico que se perguntem se é possível evitar fazer um logo ruim. Pessoalmente, acho que existem dois tipos de logotipos ruins:
- Logotipos irremediáveis – são aqueles logos extremamente ruins ou que contenham palavras grafadas erradas, combinações de cores impossíveis ou fontes Comic Sans.
- Logos pobres – São os logos que têm um pequeno erro. Geralmente, estes são comentados por outros designers, enquanto alguns clientes talvez não notem os erros.
A verdade é que não há nenhuma maneira em que você pode ter certeza que está tudo certo com seu logotipo, mas existem muitas soluções que podem oferecer-lhe um bom feedback sobre o logotipo recém criado.
O mesmo que em design web, são feitos testes e desta forma os principais erros são eliminados.
Outra solução para evitar a criação de um mal logotipo é verificar isso antes de envia-lo ao cliente. Cada designer de logotipo deve ter uma lista de verificação e teste para qualquer nova peça de design.
A reverificação implica investir uma grande parte do tempo nela, mas como falei, ninguém é perfeito, e é altamente recomendado fazer tudo o que puder para evitar erros.
Se você não tem uma lista de verificação, você não deveria estar chateado. Aqui nós coletamos os erros mais comuns de um designer de logotipo que podem representar os fundamentos da sua lista de verificação.
Erro1 #1: Fazer logos ” inflexíveis “
O designer de logo deve respeitar seus / suas clientes. No geral, o profissional deve ter a coragem de explicar aos seus / suas clientes que um de seus requisitos não respeitar as regras de um bom design. Muitos clientes consideram que o seu logotipo é necessário apenas para o seu site e nada mais e, infelizmente, existem alguns designers de logo que acreditam nisso também.
Um dos erros mais comuns de um designer de logo é criar logos que não são escaláveis. É inútil mencionar que o Adobe Photoshop é um ótimo software mas tem suas limitações. O trabalho com vetores é uma de suas grandes desvantagens e, portanto Photoshop não é a melhor solução para logotipos.
Uma boa opção é o Adobe Illustrator que é a opção que a maioria dos designers logo preferem.
Um logotipo é parte de uma estratégia de marca, mais cedo ou mais tarde, ele será usado na impressão. Cartões de visita, flyers, banners são apenas alguns poucos itens que requerem uma versão impressa de um logotipo. Um logotipo não escalável não vai ficar bom o bastante, tanto em um cartão de empresa de pequeno porte ou em um enorme outdoor.
Em conclusão, crie logotipos que podem ser usados em todos os lugares !
Erro #2: Ignorar o contexto
Um logotipo não é um item a parte que deve servir perfeitamente no ambiente onde ele é colocado. Outro erro comum de um designer de logos é negligenciar os outros elementos da marca, tais como: o site, o trabalho de cultura, a identidade visual etc.
A pesquisa é obrigatória – desta maneira o contexto dos logotipos é bem conhecida. Um logotipo que coincide com o estilo do dono é muito melhor do que uma entidade independente!
Erro #3: Projetando para si mesmo
Todo designer de logo é muito subjetivo! Para ser mais preciso, cada logotipo é muito subjetivo e seu valor pode variar dependendo de cada perspectiva. Qualquer designer de logo deve estar ciente de que suas preferências devem ser ignorados caso entre em confronto com a do cliente. Ainda assim, um bom logotipo não deve ser apreciada pelo criador e nem mesmo pelo cliente: o valor de um logotipo é dada pela valorização dos telespectadores.
Para criar um logotipo competitivo é importante determinar o alvo principal e identificar suas preferências. Qualquer outra abordagem não é aplicável e eu considero que não se deve testar a validade deste conceito em sua atividade!
Erro #4 : Roubando formas e não idéias
Muitos designers de logo realmente não quero imitar um logotipo, mas às vezes pode acontecer. É um erro amador, mas ele existe e você não deve cometê-lo! Obter inspiração é um assunto muito importante e todos devem “reabastecer” o nível de criatividade. Um dos métodos mais eficientes é estudar o trabalho de outros designers. Bem, desta forma , alguns designers querendo ou não, copiam alguns logotipos. O problema é o seguinte: enquanto os designers de logo sábios roubam idéias, os medíocres roubar formas ou fontes.
É assim mesmo que se vestem (“Computer hacker by shutterstock“)
Para concluir, você nunca deve tentar imitar itens digitais, apenas roubar conceitos. Quando estudando os logos, não anote formas ou letras , é só pegar a idéia e adaptá-la!
Erro #5: Ignorando passos obrigatórios na concepção de um logo
Cada designer logo tem um algoritmo de criação – isso não é uma ninharia, mas uma forte ajuda. Em primeiro lugar, por ter um algoritmo, alguns erros são evitados. Em segundo lugar, o processo de criação é mais eficaz . Em terceiro lugar, é mais fácil prever a finalização de um projeto e também é a capital no estabelecimento dos prazos.
No final, espero que estas dicas te salvem de cometer grandes erros. Vai ser ótimo ter a sua opinião sobre os maiores erros de um designer de logos. Qual foi o maior erro que você já cometeu? Comente!
Fonte: design.blog.br